10 músicas que usaram e abusaram de samples

10 músicas que usaram e abusaram de samples

O recente lançamento do Alesso nos levou a fazer uma lista com 10 músicas que possuem samples. Nesta teremos canções do Avicii, David Guetta, Diplo, Black Eyed Peas, Rihanna, Daft Punk, Madonna, entre outros.

Caso não saiba, sample é uma parte extraída de alguma gravação com trecho da construção musical já existente, e utilizada em uma nova música.

1. Cool – Alesso / Get Outta My Way – Kylie Minogue

O mais novo single do Alesso, Cool, tem a missão de ultrapassar o sucesso da música de trabalho anterior, Heroes. Logo de cara podemos perceber a predominância do sample extraído de um grande sucesso da Kylie Minogue, a faixa “Get Outta My Way”.




2. Booty – Jennifer Lopez / Dat A Freak – Diplo & Swick

Sem sombra de dúvidas, “Booty” que possui uma versão com colaboração do Pitbull e outra da Iggy Azalea, foi o grande salvador do último álbum lançado pela Jennifer Lopez, o A.K.A., em 2014.

Na faixa foi usada quase 100% do instrumental extraído da música do Diplo & Swik, “Dat A Freak”. Inclusive até os versos cantados no refrão – Big, big booty, what you got a big booty – foram aproveitados.




3. Play Hard – David Guetta / Better Off Alone – Alice DeeJay

Em 2013, David Guetta lançou como single a faixa “Play Hard”, que possui colaboração do Akon e Ne-Yo. Logo nos primeiros segundos podemos identificar o sample de “Better Off Alone”, um grande sucesso do final da década de 90 produzido pelo grupo Alice DeeJay.




4. Feel This Moment – Pitbull / Take On Me – a-ha

Pitbull e Christina Aguilera fizeram muito barulho juntos em 2013 com “Feel This Moment”, a faixa obteve boa posições nas paradas de todo o mundo. Os solos instrumentais do refrão são extremamente contagiantes, mas não é criação do Pitbull, e sim, foram sampleados de música do a-ha, “Take On Me”.




5. Let’s Go – will.i.am / Rebound – Arty & Mat Zo

Bem, a faixa a seguir teve todo um burburinho. “Let’s Go” do will.iam com colaboração do rapper Chris Brown, tem o instumental original da track “Rebound” feita por Arty e Mat Zo. Com o lançamento lançamento do álbum #willpower e o conhecimento público das músicas, Arty entrou com uma ação contra Will, alegando que os elementos foram subtraídos de “Rebound”, tempo depois, o líder do Black Eyed Peas reconheceu o feito, onde disse:

“Entrei em contato com ele (Arty), mostrei a minha versão e falei que queria algo novo. Não pensei em pegar a música e simplesmente fazer um rap por cima”, revelou. “Mas em ano, o tempo passou e preferimos usar a original. Algo aconteceu e felizmente nós resolvemos a questão”.




6. Drunk On Love – Rihanna / Intro – The XX

Uma das faixas mais apaixonantes do álbum Talk That Talk da Rihanna é “Drunk On Love”, e um dos motivos é pela presença do sample de “Intro” do The XX, que aparece logo no primeiro segundo da música.

Esse mesmo sample é usado em outra grande música, Project T, do Dimitri Vegas & Like Mike com Sander van Doorn.




7. Run The World (Girls) – Beyoncé / Pon The Floor – Major Lazer

Tudo o que a Beyoncé faz é sucesso, isso ninguém pode contestar. O primeiro single do álbum 4, “Run The World (Girls)”,  é prova disso. O que quase ninguém sabe, é que o instrumental da faixa foi sampleado de “Pon The Floor”, track do Major Lazer, que tem Diplo como integrante, falando nele, ele foi um dos compositores desse mesmo single da Beyoncé.




8. Levels – Avicii / Something’s Got a Hold on Me – Etta James 

Em 2011, Avicii lançou um dos seu maiores sucessos, “Levels”, esta possui a base dos vocais de Etta James, extraída da música gospel “Something’s Got a Hold on Me”, a mesma usada em “Good Feeling” do Flo Rida.




9. The Time (Dirty Bit) – Black Eyed Peas / (I’ve Had) The Time Of My Life – Dirty Dancing

“The Time (The Dirty Bit)” é o primeiro single do sexto álbum de estúdio do Black Eyed Peas, The Beginning, lançado em 2010. A faixa teve seu refrão sampleado, onde will.i.am e Fergie deram voz a nova versão desse grande sucesso da década de 80.




10. Hung Up – Madonna / Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight) – ABBA

O que dizer de “Hung Up”? Essa música simplesmente tomou conta de todo o mundo, onde era quase impossível ir a uma casa noturna que não tocasse esse hit da Madonna. A faixa usou o sample de “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)” do ABBA. Ou seja, um sucesso que colaborou para outro sucesso.




Caso conheça outra música sampleada que não esteja na lista, deixe nos comentários.


  • Guest

    Faltou Anaconda!

  • João Vitor

    Tenho uma opinião sobre isso. Por um momento acho que o legal da música eletrônica é remixar coisas antigas como exemplo o David Guetta – Play Hard (2011) e Better of Alone (2001). Mas também outro lado legal é cada um ter sua originalidade, saber usar o cérebro né!?

  • Eduardo Teixeira

    Chris Brown – turn up the music sampleou e remixou
    nick romero – toulouse