Introdução | O som atual do Daft Punk que soa sempre nostálgico

Introdução | O som atual do Daft Punk que soa sempre nostálgico

Formado por Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, o duo francês Daft Punk nasceu em 1993, embora ambos os produtores tenham se conhecido no final de década de 80, e até formaram um grupo com Laurent Brancowitz, no projeto musical Darlin’, que não teve uma carreira muito promissora. Brancowitz, o baterista, entrou para a banda Phoenix, fazendo com que Homem-Christo e Bangalter formassem uma dupla, e esta posteriormente viria mudar a dance music de uma vez por todas.

O Daft Punk teve seu primeiro sucesso em 1995, com o single “Da Funk”. E, dois anos depois, o duo lançou seu álbum de estreia, Homework, um marco na techno, houseacid house, quando se trata de inovação. O material conta com o hit “Around the World” em sua tracklist, além da própria “Da Funk” e “Revolution 909”. Em 2001, foi lançado o incrível Discovery, o segundo álbum de estúdio do duo nos presenteou com grandes hits, entre eles “One More Time” e “Harder, Better, Faster, Stronger”, que são lembrados até os dias atuais.

“Nós temos muito mais controle do que dinheiro. Você não pode ter tudo. Vivemos em uma sociedade onde dinheiro é o que as pessoas querem, então elas não podem ter o controle. Nós escolhemos. Controle é liberdade. As pessoas dizem que somos malucos por controle, mas controle é controlar o seu destino sem controlar outras pessoas. Não estamos tentando manipular outras pessoas, estamos apenas controlando o que nós mesmos fazemos. Controlar o que fazemos é ser livre.” – Thomas Bangalter

Fechando a divulgação do Discovery, o duo divulgou em 2003 o filme em anime “Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem”, produzido junto com Leiji Matsumoto e Toei Animation, com as faixas do disco como trilha sonora. Human After All, terceiro álbum de estúdio do Daft Punk foi laçado no ano seguinte, caracterizado pelo minimalismo e rock ao estilo francês de house music da dupla. Entre as mais lembradas, temos o single “Technologic”.

O duo ainda foi responsável pela trilha sonora do filme “Tron: Legacy”, lançado em 2010, com 23 faixas produzidas junto com Joseph Trapanese, responsável por harmonizar e orquestrar. E em 2013, encerrando a linha cronológica com os álbuns de estúdios, o Daft Punk lançou o incrível Random Access Memories, que inclui os hits “Get Lucky”, “Lose Yourself to Dance” e “Instant Crush” em sua tracklist, e foi ganhador de alguns Grammys.

3 anos desde a última música inédita divulgada pelo Daft Punk, o duo mostra indícios de um possível retorno. Acontece que, Homem-Christo e Bangalter foram responsáveis pela produção de duas faixas presentes no novo álbum do The Weeknd, são elas: “Starboy” e “I Feel It Coming”, seguindo uma sonoridade retrô, bem característica das produções da dupla.

Pronto! Acho que deu para fazer uma breve introdução ao Daft Punk, com seus álbuns e principais sucessos. Agora, aproveite para seguir a nossa playlist e se delicie com esse som retrô/atual produzido pelos robôs mais queridos da música.